Portal de Acesso à Informação

O Consórcio

Publicado em 06/09/2016 às 11:36 - Atualizado em 24/07/2018 às 15:27

 O CONSÓRCIO

O CISNORDESTE/SCé formado pelos municípios da região da AMUNESC – Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina, sendo: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. Ao lado destas cidades que integram a região Norte/Nordeste, também fazem parte do CISNORDESTE/SC os municípios da AMVALI: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João de Itaperiú, Schroeder e Piên, este último localizado no Paraná.

Atualmente o CISNORDESTE/SC beneficia mais de 1.000.000 um milhão de usuários do Sistema Único de Saúde.

 

HISTÓRICO

A implementação do SUS, de forma descentralizada, impõe a necessidade de se criar propostas alternativas de gestão, em especial no nível municipal, com respostas objetivas e eficientes as necessidades sentidas e epidemiológicas da população.

Nesta perspectiva, os consórcios intermunicipais de saúde têm sido uma alternativa e estratégia encontrada para minimizar as dificuldades encontradas de acesso às ações e serviços de saúde pública principalmente nos municípios de pequeno e médio porte, tema esse que vem gradativamente sendo de grande evidência e relevância na discussão do âmbito das organizações municipais.

O CISNORDESTE/SC Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina, desde a sua implantação no ano de 1998, vem buscando desenvolver ações de cooperação interinstitucional na área da saúde pública que ordenem e colaborem na regulação da oferta de serviços, racionalizando os recursos financeiros disponibilizados pelos municípios consorciados e oportunizando um melhor gerenciamento para resultados e na qualidade da gestão municipal. Dessa forma, vêm a contemplar o atendimento as necessidades e deficiências em saúde apontadas pelos usuários, conselhos municipais e gestores, com presteza, agilidade e resolutividade na solução de problemas comuns aos seus municípios integrantes.

Dentre os serviços e ações que o CISNORDESTE/SC realiza destacam-se:

• Contratação de exames de auxílio diagnóstico de média e alta complexidade ex: (ultra-sonografias, mamografia bilateral, cintilografia, ressonância magnética, densitometria óssea, endoscopia digestiva, tomografia computadorizada, colonoscopia, oxigenoterapia hiperbárica, vídeo-histeroscopia, escleroterapia, exames genéticos, avaliação urodinâmica, radiodiagnostico com e sem contraste, exames de auxílio diagnose em oftalmologia e otorrinolaringologia, entre outros).

• Contratação de consultas especializadas (oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia, urologia, mastologia, ortopedia, cardiologia, cirurgia vascular, dermatologia, fonoaudiologia);

• Realização de cirurgias oftalmológicas em hospitais credenciados ao CISNORDESTE/SC;

• Realização de Pregões Eletrônicos de compra compartilhada de medicamentos;

• Possui atualmente 61 prestadores de serviços terceirizados (clínicas) contratados que prestam serviços de exames de média e alta complexidade, consultas especializadas, cirurgias ambulatoriais, cirurgias eletivas, entre outros serviços.